O Positivo Network Manager possui uma ferramenta para o monitoramento de desempenho de computadores com sistema operacional Windows. O monitoramento é feito utilizando-se os contadores de performance do Windows. Esses contadores permitem, além de monitorar métricas de desempenho de hardware, monitorar também softwares que criam e registram novos contadores no sistema. Exemplos de software que registram contadores são: Microsoft SQL Server, Microsoft Exchange, Microsoft IIS, Microsoft ASP .NET, dentre outros.
É possível definir que eventos sejam gerados para o caso de limites estabelecidos nos contadores serem ultrapassados e também enviar os dados de monitoramento para o servidor para manutenção de um log. Este log pode ser analisado para geração de gráficos que permitem um histórico das condições de uso de um sistema.
Para acessar a ferramenta de Monitoração de Desempenho, acesse a interface gráfica do servidor conforme descrito em Conhecendo a Interface Gráfica. Expanda o item Ferramentas conforme figura a seguir.
IMPORTANTE: Quaisquer alterações em um item de monitoramento/bloqueio não são instantâneas. Os agentes do Positivo Network Manager receberão os itens criados/modificados automaticamente nos tempos pré-estabelecidos em que cada agente pergunta ao servidor se existem itens disponíveis para ele, ou clicando com o botão direito sobre o item escolhendo a opção Notificar Computadores Agora, ou ao enviarem inventário para o servidor. Não importando a maneira em que o agente foi notificado, ele irá receber todas as configurações feitas e não apenas a selecionada na árvore.
Primeiramente, recomenda-se que o guia de Boas Práticas seja consultado na seção Ferramentas para garantir sempre que o Positivo Network Manager trabalhe no melhor desempenho possível.
Para criar um novo monitoramento de desempenho, clique com o botão direito sobre o item Desempenho e selecione a opção Criar Novo Monitoramento de Desempenho conforme a figura a seguir.
No painel da direita, será apresentada uma tela com opções para configuração do monitoramento de desempenho conforme figura a seguir:
A seguir, serão descritos cada grupo de opções apresentadas na tela de configuração.
Geral: O grupo Geral possui as seguintes opções:
A primeira aba permite a seleção de computadores individualmente. A segunda aba permite a seleção de uma ou mais pesquisas. A terceira aba permite a escolha de uma ou mais coleções. Conforme descrito no guia de Boas Práticas, procure sempre que for possível utilizar uma coleção para selecionar os ativos.
IMPORTANTE: As configurações a seguir podem implicar na geração de um número maior ou menor de dados de log. Logo, recomenda-se atentar para as configurações gerais da ferramenta para verificar a necessidade de aumentar ou diminuir a quantidade de dias do histórico no banco de dados.
Monitoramento: O grupo Monitoramento possui as configurações de quais contadores de performance serão utilizados e os limites mínimo e máximos para geração de eventos. As seguintes opções estão disponíveis:
Modo: O grupo Modo apresenta as opções de configuração da ferramenta. São apresentadas as seguintes opções:
Após editar todas as opções clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua configuração.
IMPORTANTE: O período de amostragem e a data de validade do monitoramento devem ser criteriosamente escolhidos para evitar que a quantidade de dados armazenadas no servidor seja muito grande (desde que o modo de monitoramento inclua o envio dos dados para o servidor). Para períodos de amostragem pequenos, é ideal que o prazo de validade do monitoramento seja pequeno. Para períodos de amostragem maiores, a validade do monitoramento também pode ser maior.
Após um novo monitoramento de desempenho ter sido criado, ele pode ser alterado, removido ou apenas desabilitado. Para efetuar alguma dessas operações, expanda o item da árvore Ferramentas e, em seguida, o item Desempenho. Sob este item serão apresentados todos os itens de monitoramento que foram criados. Para editar um item, clique sobre o mesmo. No painel da direita será exibida uma tela contendo todos os dados da ferramenta previamente criada e as informações poderão ser modificadas.
Todos os itens podem ser alterados seguindo os mesmos passos para a criação. No caso da remoção de uma palavra-chave, os dados referentes à esta palavra-chave que já estejam armazenados no servidor do Positivo Network Manager não serão removidos.
Algumas vezes, é interessante apenas desabilitar um item de monitoramento ao contrário de removê-lo definitivamente. Para isso a opção Geral, Habilitar pode ser alterada para Desabilitado. Desta forma, quando os computadores da rede sincronizarem informações com o servidor e encontrarem o item desabilitado, o monitoramento será interrompido até que o item seja habilitado novamente.
Após alterar qualquer propriedade do monitoramento de desempenho desejado, clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua nova configuração.
Quando não há mais necessidade de aplicar um monitoramento, é possível remover a ferramenta criada.
Para remover uma ferramenta de monitoramento, recomenda-se incialmente que a regra a ser eliminada seja desabilitada (conforme explicado na seção anterior) e, somente após assegurar-se que a ferramenta não está mais realizando o monitoramento, excluir a regra.
Para a exclusão, clique com o botão direito sobre o nome da regra e selecione a opção "Remover Configuração", conforme a figura a seguir. Caso haja dados de monitoramento coletados até o momento, estes serão removidos.
Para acessar o relatório de monitoramento de desempenho de uma ferramenta criada, localize a regra expandindo o item Desempenho em Ferramentas. Encontre o item de monitoramento desejado e clique sobre ele.
No painel da direita será aberta a tela com as opções do item de monitoramento. Na parte superior da tela serão apresentadas duas abas: a aba de configuração, apresentada nas seções anteriores, e a aba de Relatório, a qual exibe o relatório dos dados de log coletados até o momento em forma gráfica (somente para os casos em que foi escolhido enviar dados para o servidor no Modo de Operação).
É necessário escolher o computador cujos resultados deseja-se visualizar na caixa ao lado do botão filtrar. Depois de escolhido, basta clicar no botão Filtrar e o resultado será apresentado na tela.
Nota 1: Os contadores utilizados aqui devem ser compatíveis com o sistema operacional dos computadores que serão monitorados. Por exemplo, existem contadores que somente estão disponíveis no Windows Vista. Portanto não faz sentido utilizá-lo se computadores com Windows 2000 serão adicionados nos alvos da monitoração.
Nota 2: Caso o idioma dos computadores alvo sejam variados (por exemplo inglês e português), os contadores devem ser adicionados em inglês. Os computadores alvo são capazes de traduzir um contador em inglês para o idioma local do sistema operacional.
Alguns contadores pré-definidos estão disponíveis. Para selecioná-los, aperte a tecla SHIFT. Para adicionar outros contadores, siga os seguintes passos:
Nota: Caso a instância _Total não esteja disponível e deseja-se monitorar todas as instâncias de um contador, utilize o operador *. Exemplo: \Network Interface(*)\Bytes Total/sec. Neste exemplo, todas as interfaces de rede serão monitoradas e a média será enviada.
Importante: Se o contador foi obtido de um computador que não o local, seu nome deverá ser removido do caminho para que o monitoramento seja feito nos computadores alvo da ferramenta. Caso contrário, todos os computadores alvo da ferramenta irão monitorar um único computador. Exemplo: Se o caminho para o contador é "\\ESYS-073-001\PhysicalDisk(_Total)\Bytes de disco/s", ele deverá ser modificado para "\PhysicalDisk(_Total)\Bytes de disco/s"