O Positivo Network Manager possui uma ferramenta para o monitoramento de filas de impressão do Windows. Esta funcionalidade somente está disponível em máquinas com sistema operacional Windows e pode se ativada para um conjunto de computadores e/ou determinados usuários.
As informações coletadas pelo Positivo Network Manager são: data da impressão, nome do usuário que efetuou a impressão, nome do computador que fez a impressão, nome da impressora, nome do documento e a quantidade de páginas do documento impresso.
Apenas as impressoras locais instaladas em um computador são monitoradas. Se houverem impressoras mapeadas (compartilhadas) neste computador, essas não serão inclusas no monitoramento. Suponha que existam dois computadores cada qual com sua impressora. Cada impressora é compartilhada e podem ser utilizadas por outros computadores da rede, ou seja, a fila de impressão está localizada somente nos dois computadores. Para monitorar as impressões, esses dois computadores deverão estar selecionados na ferramenta de monitoração.
Para acessar a ferramenta de Monitoramento de Serviços de Impressão, acesse a interface gráfica do servidor, descrita em Conhecendo a Interface Gráfica. Expanda o item Ferramentas conforme figura a seguir.
IMPORTANTE: Quaisquer alterações em um item de monitoramento/bloqueio não são instantâneas. Os agentes do Positivo Network Manager receberão os itens criados/modificados automaticamente nos tempos pré-estabelecidos em que cada agente pergunta ao servidor se existem itens disponíveis para ele, ou clicando com o botão direito sobre o item escolhendo a opção Notificar Computadores Agora, ou ao enviarem inventário para o servidor. Não importando a maneira em que o agente foi notificado, ele irá receber todas as configurações feitas e não apenas a selecionada na árvore.
Primeiramente, recomenda-se que o guia de Boas Práticas seja consultado na seção Ferramentas para garantir sempre que o Positivo Network Manager trabalhe no melhor desempenho possível.
Para criar um novo monitoramento de impressoras, clique com o botão direito sobre o item Serviços de Impressão e selecione a opção Criar Novo Monitoramento de Serviços de Impressão, conforme a figura a seguir.
No painel da direita, será apresentada uma tela com opções para configuração do monitoramento de serviços de impressão, semelhante à figura a seguir.
A seguir, serão descritos cada grupo de opções apresentadas na tela de configuração.
Geral: O grupo Geral possui as seguintes opções:
A primeira aba permite a seleção de computadores individualmente. A segunda aba permite a seleção de uma ou mais pesquisas. A terceira aba permite a escolha de uma ou mais coleções. Conforme descrito no guia de Boas Práticas, procure sempre que for possível utilizar uma coleção para selecionar os ativos.
IMPORTANTE: Esta ferramenta pode gerar uma quantidade excessiva de informações e aumentar consideravelmente o tamanho do banco de dados. Logo, recomenda-se atentar para as configurações da ferramenta para verificar a necessidade de aumentar ou diminuir a quantidade de dias do histórico no banco de dados.
Usuários: O grupo Usuários possui as configurações para quais usuários as informações de impressão devem ser coletadas. As seguintes opções estão disponíveis:
Horários: O grupo Horários possui um calendário para definir quando o monitoramento dos serviços de impressão deve ou não ser executado. As seguintes opções estão disponíveis:
Após editar todas as opções clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua configuração.
Após um novo monitoramento de serviços de impressão ter sido criado, ele pode ser alterado, removido ou apenas desabilitado. Para efetuar alguma dessas operações, expanda o item Ferramentas e, em seguida, o item Serviços de Impressão. Sob este item serão apresentados todos os itens de bloqueio que foram criados. Para editar um item, clique sobre o mesmo. No painel da direita será exibida uma tela contendo todos os dados da ferramenta previamente criada e as informações poderão ser modificadas.
Algumas vezes, é interessante apenas desabilitar um item de monitoramento ao invés de removê-lo definitivamente. Para isso a opção Geral, Habilitar pode ser alterada para Desabilitado.
Após alterar qualquer propriedade do monitoramento de impressões, clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua nova configuração.
Quando não há mais necessidade de uma regra ser aplicada, a mesma pode ser removida e os dispositivos deixarão de ser monitorados Positivo Network Manager.
Para remover um item de monitoramento de serviços de impressão do Positivo Network Manager, recomenda-se incialmente que a regra a ser eliminada seja desabilitada (conforme explicado na seção anterior) e, somente após assegurar-se que a ferramenta não está mais realizando o monitoramento, excluir a regra.
Para a exclusão, clique com o botão direito sobre o nome da regra e selecione a opção "Remover Configuração", conforme a figura a seguir.
Para acessar o relatório de monitoramento de serviços de impressão do Positivo Network Manager de um item específico, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Serviços de Impressão. Encontre o item de monitoramento desejado e clique sobre ele.
No painel da direita será aberta a tela com as opções do item de monitoramento. Na parte superior da tela, serão apresentadas duas abas. A primeira, chamada Configuração, possibilita o acesso aos dados de configuração do item de monitoramento. A segunda aba - Relatório - permite acessar os relatórios dos dados de monitoramento coletados até o momento.
Para filtrar e consolidar os dados, existem três grupos de controles (controle de data em vermelho, tipo de relatório em amarelo e computador responsável pela fila de impressão em azul).
Após selecionar os filtros desejados, clique no botão Filtrar.