Configurando Descoberta de Ativos por SNMP

O Positivo Network Manager é capaz de localizar ativos de rede que implementam o protocolo SNMP e categorizá-los de acordo com regras estabelecidas pelo usuário. Basicamente deverão ser configuradas regras baseadas em OIDs da MIB do dispositivo. Por exemplo, se um dispositivo SNMP responder à OID 1.2.3.4.5.6 com valor contendo "XYZW" ele pertence à categoria Roteador.

IMPORTANTE: Leia atentamente todo esse capítulo antes de continuar, pois comportamentos indesejados poderão ocorrer caso esta ferramenta seja utilizada de forma incorreta.

Criando Regras SNMP

Para criar uma regra SNMP para categorização de ativos, acesse o sub-menu Dispositivos SNMP do menu Configurações conforme figura a seguir.

Menu de acesso ferramenta Dispotivos SNMP

No painel da direita será apresentada a tela de criação de regras SNMP conforme figura a seguir.

Tela de configuração de regras para Dispotivos SNMP

Para criar uma nova regra, preencha o valor da OID desejada no campo Se o dispositivo responder à OID, depois escolha o tipo de operação a ser realizada com o valor retornado pelo dispositivo para a OID especificada no campo com  que podem ser:

Depois de escolhida a regra, basta selecionar a categoria do dispositivo no campo então o dispositivo é. Caso não exista uma categoria adequada, uma nova poderá ser criada conforme o capítulo Personalizando Categorias e Propriedades.

Após configurar a nova regra, clique no botão Adicionar para incluí-la na lista de regras.

Como descobrir OIDs e seus valores para criar uma Regra

A regra mais comum a ser utilizada é baseada na OID sysObjectID (system.sysObjectID.0) 1.3.6.1.2.1.1.2.0 que identifica um ativo de um mesmo modelo. Para escolher uma OID ou investigar as OIDs de um dispositivo SNMP, é possível utilizar o utilitário snmputilg.exe que está disponível no Resource Kit do Windows 2000 Server ou superiores. Por exemplo para uma impressora HP LaserJet 3055, o valor da OID 1.3.6.1.2.1.1.2.0 é 1.3.6.1.4.1.11.1 e para a impressora HP ColorJet 4700 é 1.3.6.1.4.1.11.2.3.9.1. Para categorizar impressoras, é possível utilizar uma OID da MIB Printer, por exemplo, se o ativo responder a OID 1.3.6.1.2.1.43.5.1.1.5.1 (printmib.prtGeneral.prtGeneralTable.prtGeneralEntry.prtGeneralServicePerson.1) com qualquer valor ese ativo é uma impressora (poderá ser também um Print Server).

Propriedades baseadas em OIDs SNMP podem ser adicionadas a uma categoria para que sejam coletadas e inseridas no inventário desta categoria após serem encontradas na rede. Para isso, crie uma ou mais propriedades do tipo OID SNMP para a categoria selecionada conforme o capítulo Personalizando Categorias e Propriedades. Por exemplo, após selecionar a categoria Impressoras para uma regra SNMP, crie uma propriedade do tipo OID SNMP chamada Modelo para a categoria Impressora, cujo valor da OID seja 1.3.6.1.2.1.25.3.2.1.3.1

Removendo regras SNMP

Para remover uma regra SNMP, basta clicar no X vermelho à direita da regra. Remover uma regra não afetam os ativos já encontrados, ou seja, eles continuarão a existir na árvore de ativos.

Processamento de Regras

As regras são processadas na mesma ordem em que são mostradas no painel da direita e quando uma regra é satisfeita por um ativo encontrado na rede, as regras seguintes não serão mais processadas para este ativo. Para alterar uma regra de posição (movê-la para o final) a única maneira é remover a regra e criá-la novamente.

Cuidados na criação de Regras

Para utilizar a ferramenta de categorização de ativos SNMP de forma correta, algumas regras devem ser observadas para evitar problemas. Os principais itens a serem observados estão listados a seguir:

  1. Um ativo da categoria computador sempre irá prevalecer sobre as outras categorias, ou seja, se um ativo foi identificado como uma categoria qualquer por uma regra SNMP e mais tarde esse ativo enviar um inventário (cliente do Positivo Network Manager foi instalado nele) ou por questões de configuração de firewall ele passe a ser identificado como um computador. O ativo SNMP identificado por uma categoria SNMP será alterado para um computador e todas suas eventuais propriedades preenchidas (seja pelo usuário ou de forma automática) serão removidas.
  2. Todos os ativos identificados como categoria desconhecida (representados por um ícone ? na árvore de ativos) serão transformados na categoria configurada por uma regra SNMP assim que esta regra seja criada, ou seja, não serão duplicados ativos na árvore, um da categoria desconhecida e outro da categoria definida por uma regra SNMP.
  3. Cuidado para não criar uma regra para uma impressora da empresa X que acabe identificando qualquer dispositivo da empresa X como impressora. No exemplo anterior das impressoras HP, caso a regra criada fosse OID sysObjectID contenha o valor 1.3.6.1.4.1.11, qualquer dispositivo de rede da HP irá ser categorizado como Impressora, pois 1.3.6.1.4.1.11 é o valor reservado para a HP.
  4. Caso um ativo esteja sendo identificado erroneamente como pertencente a categoria XYZ por uma regra SNMP, quando na verdade deveria ser categorizado pela regra seguinte da lista, por exemplo, a categoria XPTO, esse mesmo ativo (da categoria XYZ) poderá ser inserido na árvore de ativos como pertencente, também, à categoria XPTO (duplicando este ativo na árvore em duas categorias diferentes). Para que isto não ocorra, a ordem de processamento das regras deverá ser alterada, ou seja, a regra que definia o ativo como categoria XYZ deverá ser apagada e então inserida novamente, para que seja alocada no final da lista de regras SNMP, e consequentemente após a regra da categoria XPTO. Isto se deve ao fato do processamento de regras ser cessado após uma regra ser satisfeita.