A ferramenta de distribuição de software tem como objetivo abstrair para o usuário do Positivo Network Manager as diferenças existentes entre as versões do sistema operacional Windows, assim como também possibilitar uma forma mais cômoda de instalar pacotes de software sem que exista a necessidade de ir a cada máquina efetuar a instalação. A ferramenta de distribuição de software permite ainda a atualização de device drivers, atualização da BIOS
A distribuição de software utiliza o sistema de sincronização de arquivos para sincronizar os dados da instalação entre sites remotos, otimizando a distribuição dos programas através dos links de rede. Abaixo seguem os modos possíveis de criação de distribuições.
Para criar uma distribuição:
A página de criação de distribuições será exibida à direita da árvore ativos do Positivo Network Manager. Pode-se alternar a forma como uma distribuição é criada alternando entre o modo Simplificado (apresenta somente as propriedades mais triviais de uma distribuição) ou o modo Avançado (apresenta todas as propriedades de uma distribuição) clicando sobre as abas apresentadas no topo da página de criação de distribuições.
As propriedades de uma distribuição estão divididas em seções significativas na página de criação. Abaixo seguem todas as seções apresentadas no modo avançado de criação de distribuições. Como seções temos:
Exemplo de como criar uma distribuição no Positivo Network Manager
Suponha que será instalado o Service Pack 2 para Windows XP e o nome do executável a instalar é "XP-portuguese.exe". Segundo a documentação para instalação silenciosa do site do fabricante, os parâmetros para o instalador devem ser /quiet /norestart. Para isso, crie uma pasta no servidor Positivo Network Manager para conter todos os arquivos pertencentes a instalação, por exemplo, "C:\Service Packs\sp2-win\", e copie todos os arquivos da instalação para esta pasta. Na figura a seguir, existe um exemplo de como ficará a criação dessa distribuição exemplo.
Após o pacote ter sido salvo estes arquivos podem ser apagados, pois eles são copiados pelo Positivo Network Manager para a pasta gerenciada pelo sistema de sincronização. É recomendável ler o capítulo sobre o sistema de sincronização para entender como ele escolhe qual volume NTFS será usado para armazenar esses arquivos.
- Existem alguns sites especializados em disponibilizar linhas de comando para instalação/desinstalação de aplicações de forma silenciosa
e desassistida. Um dos mais conhecidos é: www.appdeploy.com
- É recomendado que somente os arquivos necessários para a execução do programa estejam em Pasta de arquivos à distribuir evitando transferência de arquivos desnecessários.
- Após a criação da distribuição a pasta Pasta de arquivos à distribuir pode ser apagada pois não será mais utilizada pelo servidor Positivo Network Manager.
Em Opções de pasta compartilhada encontra-se:
Deve-se determinar um início e um fim para a distribuição. Isso é feito configurando:
Caso se deseje determinar horários específicos para execução da distribuição nas máquinas-alvo, é possível por meio de:
Existem várias opções na execução de uma distribuição. Entre elas estão:
Clicando duas vezes sobre o nome da distribuição, ou selecionando-a e clicando em Instalar, ela começará. É possível ao usuário solicitar ser avisado novamente em um intervalo pré-estabelecido de tempo. Também é possível minimizar a janela para continuar a instalação em outro momento, bastando para isso clicar no ícone ao lado do relógio.
Está seção trata de como o arquivo de instalação será executado na máquina-alvo. Em credencial temos:
Em determinados casos, é necessário que o instalador seja executado com maior ou menor prioridade. Essa prioridade pode ser escolhida como:
É possível, ao criar uma distribuição, escolher várias condições para o acontecimento ou não acontecimento da instalação:
O campo Nome do Arquivo deve ser preenchido com o caminho completo até o arquivo para que o Positivo Network Manager se certifique da sua existência. Após preenchido, ao clicar em Adicionar ele será mostrado em uma tabela logo acima que possui um botão de remover caso não se deseje mais esse arquivo como condição.
Existem vários campos nessa janela. O uso deles se demonstra abaixo:
A chave escolhida acima foi retirada do editor de registro do Windows mostrado na figura a seguir:
As opções constantes nesse item seguem o mesmo padrão de "Somente executar distribuição se", com a diferença que a distribuição não será executada se alguma das condições estabelecidas nesse item for atendida.
As opções constantes nesse item também seguem o mesmo padrão apresentado em "Somente executar distribuição se". As condições marcadas aqui serão avaliadas após a instalação do software na máquina-alvo. De acordo com essa verificação, o estado da distribuição será tido como sucesso ou erro.
Após criar uma distribuição, várias ações podem ser executadas sobre essa distribuição. Todas as ações são acessadas clicando-se com o botão direito do mouse sobre o nome da distribuição. Todas as distribuições ficam abaixo do item Distribuições.
As ações disponíveis para uma distribuição são:
Clonar Distribuição
Editar Distribuição
Pausar/Continuar Distribuição
Remover Distribuição
Notificar Computadores Agora
Em alguns casos, deseja-se criar várias distribuições variando somente alguns dados. Para isso foi criada a funcionalidade de Clonar Distribuição. Quando se clona uma distribuição, quase todos os dados são copiados e uma nova distribuição é criada. Os dados não copiados são:
A distribuição criada da clonagem de outra distribuição sempre estará no estado de Pause. A seção seguinte explica mais detalhadamente esse estado.
Caso seja necessário interromper temporariamente uma distribuição, pode-se pausar essa distribuição. Uma distribuição em estado Pause não é executada nos cliente, mesmo que essa distribuição já esteja agendada, e também não é distribuida para outros computadores que estão em estado Novo (para mais informações sobre estado dos computadores em uma distribuição consulte a seção Visualizando Estado das Distribuições).
Caso se decida por continuar uma distribuição previamente interrompida, basta escolher Continuar Distribuição no menu de contexto.
Após criar uma distribuição é possível alterar as suas propriedades. Somente é possível editar uma distribuição caso ela não tenha sido distribuída a nenhum computador até o presente momento. Caso a distribuição já tenha iniciado, será mostrado um alerta informando esse estado e não mais será possível editar suas propriedades.
Se durante a edição da distribuição ela iniciar, ao clicar em Editar aparecerá um diálogo informando que todos os dados editados foram ignorados.
Caso não não seja mais necessário manter os dados de uma distribuição, pode-se apagá-la. Caso se selecione, para excluir, uma distribuição em andamento ou que seja uma dependência de outra distribuição, um alerta aparecerá informando esses estados. Os danos causados pela exclusão de uma distribuição em andamento ou que é dependência de outra distribuição, ficam por conta do administrador da ferramenta. As distribuições que já foram repassadas para os clientes continuarão, e não serão removidas as dependências de outras distribuições.
Após criar uma distribuição, os computadores só tomarão conhecimento da existência dessa distribuição na próxima vez que se comunicarem com o servidor. Normalmente, os computadores se comunicam com o servidor de duas em duas horas, para atualizarem os dados sobre ferramentas existentes, assim como para distribuições. Caso seja necessário que todos os computadores alvo da distribuição tomem conhecimento da distribuição sem esperar esse prazo de duas horas, pode-se escolher a opção de Notificar Computadores.
Os computadores contidos em distribuições assumem vários estados durante o período de validade de uma distribuição. Para visualizar esses estados, existem três itens do menu de contexto apresentado quando se clica sobre uma distribuição na árvore de ativos:
Computadores em Sucesso
Computadores em Progresso
Computadores em Erro
Também é possível verificar o estado de uma distribuição clicando sobre a distribuição e navegando nas abas exibidas na parte superior da tela de propriedades da distribuição.
Ao clicar em qualquer um dos menus, será apresentada uma tabela com os seguintes campos:
O menu Computadores em Sucesso mostra os computadores onde a instalação foi realizada com sucesso, ou seja, as condições de sucesso do pacote foram satisfeitas ou, em caso da não escolha de condições de sucesso, a simples execução da linha de comando já será considerada como sucessso.
No menu Computadores em Progresso é possível visualizar os computadores nos seguintes estados:
No menu Computadores em Erro visualizam-se os computadores que por algum motivo (verificado na Mensagem de Erro) não conseguiram executar a distribuição com sucesso durante todas as tentativas. Os computadores que não executaram a distribuição nenhuma vez durante o período estipulado também se encontram nessa página com o estado de "Expirado".
Na aba de sincronização é apresentado um relatório sobre a sincronização da distribuição entre os computadores responsáveis. Se existir erro de sincronização será mostrado nesta lista os erros de forma detalhada (Os erros mostrados são somente da distribuição selecionada). Caso algum site apresente erro de sincronização os computadores abaixo dele não terão a distribuição instalada. Para facilitar o modo como é analizado os dados utilize o filtro como na imagem a seguir:
OBSERVAÇÃO: Essa funcionalidade somente está disponível em computadores com sistemas operacionais Windows Me, 2000, XP, Vista, 2003, 2008 e superiores.
O Positivo Network Manager permite que o usuário atualize remotamente device drivers. Para utilizá-lo dessa forma, basta preencher o campo Pasta de arquivos à distribuir com os arquivos necessários para atualização do driver e em Arquivo à executar o arquivo de extensão .inf fornecido pelo fabricante do device driver. Vale lembrar que só é possível ATUALIZAR device drivers, ou seja, o computador-alvo necessita ter instalado uma versão anterior do driver que se deseja atualizar.
é recomendado que somente os arquivos necessários para a atualização do device drivers estejam dentro de Pasta de arquivos à distribuir evitando a transferência de arquivos desnecessários.
Somente disponível em computadores da marca Positivo Informática.
O Positivo Network Manager permite que o usuário atualize remotamente os arquivos de BIOS de um ou mais computadores gerenciáveis homologados pela Positivo Informática através da rede utilizando a ferramenta de distribuição de pacotes.
Para efetuar a atualização de BIOS em um conjunto de computadores, siga os mesmos passos de uma instalação de software porém informando no campo Pasta de arquivos à distribuir o caminho para a pasta onde se encontra o arquivo .bin e em Arquivo à executar o local que contém a nova BIOS. Caso seu arquivo de atualização de BIOS não possua a extensão .bin basta renomeá-lo.
IMPORTANTE: O processo de atualização de BIOS, quando efetuado a partir de um arquivo não totalmente compatível com a BIOS sendo atualizada, pode resultar na inutilização do hardware. Verifique a compatibilidade com a BIOS de cada computador antes de efetuar esse procedimento. Normalmente, uma atualização de BIOS apenas é necessária para suportar novos processadores, novos tamanhos de disco, etc. Apenas efetue a atualização de BIOS se for estritamente necessária. Na imensa maioria dos casos, não existe atualização de BIOS para aumento de desempenho dos equipamentos.
IMPORTANTE: Como o arquivo de BIOS deve utilizado somente em computadores de mesmo modelo (mesma placa-mãe), crie uma pesquisa que retorne todos os computadores de mesmo modelo (mesma placa-mãe) e utilize essa pesquisa para selecionar os computadores que irão receber a atualização da BIOS.
Somente disponível em computadores da marca Positivo Informática.
O Positivo Network Manager permite que o usuário atualize remotamente o setup da BIOS (CMOS) de um ou mais computadores gerenciáveis homologados pela Positivo Informática através da rede utilizando a ferramenta de distribuição de pacotes.
Para efetuar a atualização do setup da BIOS em um conjunto de computadores, siga os mesmos passos de uma instalação de software porém informando no campo Pasta de arquivos à distribuir o caminho para a pasta onde se encontra o arquivo .cmos e em Arquivo à executar o nome do arquivo que contém o novo setup da BIOS (Exemplo: setup1.cmos). Caso seu arquivo de atualização de setup da BIOS não possua a extensão .cmos basta renomeá-lo.
Para criar um arquivo .cmos a partir de uma máquina que está corretamente configurada, acesse a interface local desta máquina conforme descrito no capítulo Controlando Computadores. Siga estes passos:
IMPORTANTE: Como o arquivo gerado pode ser utilizado somente em computadores de mesmo modelo (mesma placa-mãe), crie uma pesquisa que retorne todos os computadores de mesmo modelo (mesma placa-mãe) e utilize essa pesquisa para selecionar os computadores que irão receber o novo setup da BIOS.
O padrão mais utilizado atualmente para a instalação de software nas plataformas Windows é o Windows Installer. A maneira mais fácil de descobrir se um produto utiliza o Windows Installer para efetuar sua instalação é verificar a existência de um arquivo com a extensão .msi. Este arquivo contém toda a programação que irá coordenar a instalação.
Para instalar um pacote do Windows Installer:
As propriedades do Windows Installer são opções que podem ser passadas para modificar o comportamento padrão da instalação. Algumas propriedades padrão são:
Para outras propriedades, consultar a documentação do Windows Installer no site http://msdn.microsoft.com/library abrindo Win32 and COM Development, Setup, Windows Installer.
Exemplo de instalação do Microsoft Office 2000 Premium com todas as funcionalidades:
Exemplo de instalação do Microsoft Office 2000 Premium com todas as funcionalidades
Nem sempre se deseja instalar um pacote Windows Installer com as opções padrões ou com todas as funcionalidades. Nesta seção será apresentado um exemplo de como instalar o Microsoft Office 2000 Premium impedindo a instalação do Microsoft Access e instalando a ferramenta de Editor de Equações.
Existem vários editores de pacotes Windows Installer comerciais, porém vamos demonstrar o uso da ferramenta gratuita Microsoft Orca. Para obtê-la é necessário instalar o Microsoft Plataform SDK (também gratuito que pode ser obtido de http://www.microsoft.com/msdownload/platformsdk/sdkupdate/) e executar o pacote <diretório de instalação do SDK>\Bin\Orca.msi.
Após instalar o Orca, copie o conteúdo do CD de instalação para a pasta que será utilizada pelo Positivo Network Manager para a distribuição do produto, execute o programa e abra o arquivo data1.msi da pasta onde foram copiados os arquivos do CD de instalação do Microsoft Office 2000 Premium. O arquivo msi é equivalente a uma base de dados com tabelas e cada tabela tem suas colunas. Neste exemplo serão demonstradas apenas algumas tabelas. Para mais informações consulte a documentação sobre o Windows Installer no site http://msdn.microsoft.com/library abrindo Win32 and COM Development, Setup, Windows Installer
Primeiramente o Orca será utilizado para descobrir em qual propriedade o identificador do produto deverá ser informado (Product ID ou CD-Key) no caso do produto que está sendo instalado necessite. Para isso faça o seguinte:
Exemplo de como localizar a propriedade que contém o identificador do produto utilizando o Orca
Depois que a propriedade para o identificador do produto foi encontrada, selecionar a tabela Feature para a seleção das funcionalidade que se deseja instalar e quais não serão instaladas. Note que, para descobrir o nome da funcionalidade, basta anotar o nome que aparece na árvore quando se escolhe a instalação customizada do Microsoft Office 2000 Premium (e de qualquer outro produto). Neste exemplo o nome da funcionalidade é Microsoft Access for Windows e Equation Editor.
Os valores mais comuns para a coluna Attributes da tabela Feature são:
0 |
Esta funcionalidade será instalada no disco. |
1 |
Esta funcionalidade irá executar a partir do CD-ROM ou do local de onde foi instalado o produto. |
2 |
Esta funcionalidade irá obedecer ao estado da funcionalidade-pai (a funcionalidade-pai é a funcionalidade indicada pela coluna Feature_Parent). |
4 |
Esta funcionalidade será anunciada (advertised) para o usuário. No momento em que ele for utilizá-la ela será instalada. Para isso os fontes de instalação devem estar acessíveis. |
Para outros valores (e combinação de valores) podem ser encontradas na documentação sobre o Windows Installer no site http://msdn.microsoft.com.
Para encontrar as duas funcionalidades e mudar seu comportamento faça o seguinte:
Depois de editar o pacote msi de instalação do Microsoft Office 2000 Premium, clique no menu File do Orca e depois em Save. É possível usar este novo instalador para a instalação manual. Note que deverá aparecer um X sobre o Microsoft Access for Windows indicando que ele não será instalado e sob o item Office Tools, o Equation Editor não possui mais o número 1 sobre o ícone, indicando que ele irá executar do disco rígido.
Os passos aqui demonstrados servem para qualquer produto que utilize a tecnologia Windows Installer para sua instalação.
O Windows Installer tem muito mais funcionalidades que podem ser modificadas pelo Orca. Para isso consulte a documentação do SDK em http://msdn.microsoft.com/library.