Configurações Gerais do Positivo Network Manager

Para configuração e personalização do Positivo Network Manager, acesse na árvore de ativos o ramo Configurações e o item Geral. Também é possível configurar algumas opções para apenas um conjunto de computadores. Esta funcionalidade é descrita na sessão Aplicando Configurações a um Conjunto de Computadores.

Tela de configurações gerais

Como mostra a figura anterior, as opções estão dispostas em seções. São elas:

Visualizar Ativos

Mostrar contador ao lado dos ativos: nesse combobox é possível escolher qual informação de contagem aparecerá do lado dos ativos na árvore de visualização de ativos como mostrada na seção Conhecendo a Interface Gráfica Principal do capítulo Iniciando a Operação do Servidor.

As informações de contagem disponíveis são:

Desempenho e Manutenção da Base de Dados

Licenças

Pesquisa de Ativos de Rede (Network Discovery)

Data da última vez que foi encontrado na rede Data da última vez que foi inventariado Ícone
Encontrado recentemente Inventário recente
Encontrado recentemente Inventário antigo
Encontrado recentemente Sem inventário
Não encontrado recentemente Inventário recente
Não encontrado recentemente Inventário antigo
Não encontrado recentemente Sem inventário

Inventários

 

E-mail

As informações contidas nessa seção estão relacionadas com a forma como o Positivo Network Manager se comunicará com os servidores de e-mail caso exista a necessidade de que eventos, gerados pelo Positivo Network Manager, sejam enviados por e-mail.

Eventos

As informações contidas nessa seção personalizarão para quem o Positivo Network Manager irá notificar sobre cada categoria de um determinado evento.

O combo Eventos contém todos os tipos de eventos que o Positivo Network Manager é capaz de gerar. Para uma descrição sobre os eventos, acesse a seção Visualizando Eventos.

É possível escolher um e-mail específico para cada categoria de cada evento, ou seja, quando o evento é gerado, caso exista um e-mail relacionado a ele, este evento além de ser colocado na página de visualização de eventos, também será enviado para este e-mail relacionado.

Para associar um e-mail a uma categoria de um evento:

Monitoramento de Eventos do Windows

Através dessa seção, é possível configurar o Positivo Network Manager para obter eventos do Windows e transformá-los em eventos internos. Para configurar esses eventos, é necessário obter o nome da Fonte e os IDs associados a ela. Isso pode ser obtido no Visualizador de Eventos do Windows, observando as colunas "Fonte" e "Identificação do Evento":

Para cadastrar a Fonte e os IDs no Positivo Network Manager:

É possível monitorar múltiplos eventos simultaneamente, cada um com uma fonte associada a múltiplos IDs. Para isso, basta repetir o processo para cadastrar outras fontes.

Uma vez cadastrados os eventos, deve-se habilitar a opção "Habilitar o Monitoramento de Eventos do Windows" para iniciar o monitoramento em todos os computadores cadastrados no Positivo Network Manager.

É também possível configurar a periodicidade com que o agente Positivo Network Manager irá varrer os eventos do Windows em busca dos eventos cadastrados. Tal valor deve ser especificado em minutos, e não deve ser inferior a 10 minutos.

Feita a configuração, deve-se inventariar os computadores para que eles recebam as novas configurações e iniciem o monitoramento.

IMPORTANTE: Valores baixos de periodicidade podem causar picos de uso de disco, CPU e banco de dados, dependendo da quantidade de eventos cadastrados.

Traps SNMP

Esta opção define para quais IPs serão enviados traps dos eventos gerados pelo Positivo Network Manager, para qual comunidade e em qual versão do protocolo SNMP.

Integração Microsoft SMS/SCCM

Clique nesta opção para que o Positivo Network Manager gere arquivos NOIDMIF com os dados de inventário e os eventos para integração com o Microsoft SMS (Systems Management Server).

Proxy

Para redes que utilizam proxy é necessário realizar o cadastro do host juntamente da porta utilizada, informando também o usuário com permissão de acesso e a senha.

Distribuição de Sistema Operacional

A ferramenta de Distribuição de Sistemas Operacionais necessita de alguns parâmetros que são configurados neste local. O primeiro parâmetro é o Local onde está instalado o WAIK (Windows Automation Installer Kit), e geralmente encontra-se em "C:\Program Files\Windows AIK". Em seguida, a Pasta com os arquivos de boot do Windows PE. Deve-se criar essa pasta, inserindo nela os arquivos pxeboot.n12, bcdedit.exe e bootmgr.exe. Tais arquivos encontram-se na pasta de instalação do Windows PE. Os parâmetros de comunicação multicast, como Endereço Multicast Início, Endereço Multicast Final, Porta Inicio, Porta Final, geralmente devem ser mantidos com os valores padrões.

XML-RPC

É possível realizar integração do Positivo Network Manager com outros softwares através do cadastro de um usuário com permissão de acesso à API deste software, para maiores informações sobre os softwares com esta disponibilidade entre em contato com a Positivo Informática.

Thin Clients

Monitoramento de Espaço Livre em Disco Monitoramento de Espaço Livre em Disco Monitoramento de Espaço Livre em Disco

Através dessa seção é possível configurar o Positivo Network Manager para identificar dispositivos Thin Client.

Para isso, utilize o campo Prefixos identificadores para adicionar conjuntos de caracteres iniciais dos dispositivos Thin Client presentes no parque de computadores. Múltiplos valores podem ser inseridos, utilizando a vírgula como separador. Os novos valores serão aplicados somente após uma nova busca de ativos.

É possível também coletar as atividades de Login nos dispositivos Thin Clients encontrados. As informações de login são capturadas do servidor de conexão remota durante seu inventariamento. Para isso, utilize o campo Nome do servidor RDS ou ICA para especificar os servidores a serem monitorados. Múltiplos valores podem ser inseridos, utilizando a vírgula como separador. É necessário garantir que os servidores de conexão tenham a política de auditoria de login ativada, conforme o caminho: Computer Configuration\Policies\Windows Settings\Security Settings\Local Policies\Audit Policy\Audit logon events com valor Success. Não é necessário manter os eventos de auditoria por tempo superior a 14 dias.

Salvando escolhas

Para salvar todas as modificações nas opções do Positivo Network Manager, basta clicar no botão Configurar.

O botão Valores Padrão retorna todas as opções disponíveis na página aos seus valores tidos como padrão para o Positivo Network Manager.

Aplicando Configurações a um Conjunto de Computadores

Para modificar as configurações para um subconjunto de computadores, utilize o menu Reconfigurações do Positivo Network Manager. Estas configurações podem ser aplicadas a um conjunto de computadores selecionados individualmente, por resultado de um relatório ou por coleção de maneira a ter precedência sobre as Configurações Gerais.

Se desejar não sobrescrever algum item de configuração estipulado nas Opções Gerais ou não utilizar o item de reconfiguração disponível, deixe o valor em branco.

Criando/Editando Itens de Reconfiguração

Para criar um novo item de reconfiguração ou editar um já existente, acesse o item Reconfigurações da árvore do Positivo Network Manager conforme figura a seguir.

 

Monitoramento de Espaço Livre em Disco

Monitoramento de Espaço Livre em Disco Monitoramento de Espaço Livre em Disco Monitoramento de Espaço Livre em Disco

Para ser avisado pelo Positivo Network Manager quando o espaço livre em disco atingir níveis críticos em um ou mais computadores, configure um item de reconfiguração escolhendo os computadores e os limites a serem monitorados. Quando os limites forem ultrapassados, ou voltarem ao normal, o Positivo Network Manager enviará um evento ao servidor.