Perguntas Frequentes

Este capítulo apresenta soluções para as perguntas mais frequentes sobre o Positivo Network Manager.

Identificação de Ativos

Configurei uma faixa de IP's e iniciei a busca. Ao término da operação nenhum ativo foi adicionado na árvore. O que aconteceu?

Duas situações podem ocorrer:

1. O computador onde o Positivo Network Manager foi instalado como servidor não tem visibilidade IP com a faixa programada;

2. Se o Positivo Network Manager não conseguir obter o nome do computador ou dispositivo SNMP ele não coloca o ativo na árvore. Verifique se o DNS ou NetBios está corretamente configurado no computador onde o Positivo Network Manager foi instalado como servidor. Para verificar este efeito, utilize o comando ping -a em qualquer computador da faixa configurada para verificar se os nomes dos computadores estão sendo resolvidos corretamente.

Inventários

Um cliente envia inventário mas não aparece no servidor. O que pode estar ocorrendo?

Se estiver usando Sql Server, verifique se o arquivo de log não está cheio. Quando isto ocorre e o Sql Server não estiver configurado para reciclar o arquivo de log quando encher nenhuma transação ocorrerá no banco de dados e, consequentemente, nenhum inventário será armazenado.

O inventário de um cliente possui textos incompletos. Como corrigir isso?

Este problema pode acontecer quando o driver ODBC para o SQL Server está desatualizado. Para corrigir este problema, instale a última versão do MDAC (Microsoft Data Access Components) disponível no site de downloads da Microsoft.

Instalação

Quero parar o Assistente de Instalação Remota. É possível?

Sim, é possível. Ao fechar o Assistente de Instalação Remota, os clientes que já foram agendados acessarão a pasta compartilhada que você definiu no Assistente. Para impedir que isso aconteça, desfaça o compartilhamento desta pasta:

Ao rodar o Assistente de Instalação Remota logo em seguida a este procedimento, alguns clientes agendados conseguirão acessar o novo compartilhamento que o Assistente gera. Para evitar este efeito escolha um novo computador para ser o servidor do compartilhamento.

O Assistente de Instalação Remota agendou a instalação, mas nada aconteceu no cliente. O que aconteceu?

É possível que o agendamento não tenha ocorrido corretamente. Execute o comando AT e verifique se o agendamento ainda está programado:

AT \\NomeDoComputadorCliente

Este comando retornará todas as tarefas agendadas no computador remoto;

Se o comando AT não mostrar o agendamento da instalação do Positivo Network Manager, verifique se o computador cliente está conseguindo acessar a pasta compartilhada:

Instalei o Positivo Network Manager como servidor primário. Mas agora quero transformá-lo em servidor intermediário sem perder os dados já armazenados. Como executar este procedimento?

Inicialmente remova o Positivo Network Manager instalado como servidor primário. Em seguida faça a instalação, escolhendo a opção Servidor Intermediário, e escolha a opção

Geral

A seguinte mensagem aparece no arquivo error.log: CHttpClient: oSSLNegotiation, Failed to perform SSL handshake, SSL_accept:0 SSL_get_error:5. Este erro é grave?

Este erro não é grave. Ele pode acontecer quando se fecha uma janela do browser antes de todos os dados serem recebidos.

Operações Ilegais

Em algumas máquinas com sistema operacional Windows 95 ou 98 acontece uma operação ilegal no endereço 1BXXXXXX (hexadecimal). O que está acontecendo?

Isto acontece em máquinas que estão com o driver ODBC do JET desatualizado. O problema acontece durante a geração de um evento. Para corrigir este problema, instale a última atualização do JET disponível no site de downloads da Microsoft.

WMI

Durante a utilização do cliente em uma máquina com sistema operacional Windows 95 ou 98 o inventário ou o Positivo Network Manager não funcionam e o arquivo error.log contém uma das seguintes mensagens "Error creating IWbemLocator COM interface" ou "WMI Error IWbemLocator::ConnectServer failed". É possível contornar esta situação?

Sim. O WMI é um framework da Microsoft utilizado pelo Positivo Network Manager. Em casos raros ele pode se tornar corrompido impedindo o funcionamento do Positivo Network Manager. Para corrigir o problema siga os seguintes passos: