Gerenciando Usuários
O Positivo Network Manager permite a criação de vários usuários com diferentes permissões para limitar o acesso ao sistema.
Por padrão, no momento da instalação do Positivo Network Manager são criados dois usuários: administrador, com permissão para executar todas as funcionalidades com
exceção
da possibilidade de instalar o produto nos clientes, e instalador, o qual vem configurado com permissões apenas para instalar e remover o produto nos agentes.
Para gerenciar os usuários (Criar, Editar ou Remover), acesse na árvore de ativos o menu Configurações / Usuários.

Adicionando Usuários
Para adicionar um novo usuário:
- clique com o botão direito sobre o item Usuários na árvore de ativos;
- no menu de contexto, escolha a opção "Inserir Usuário";
- no diálogo que se abre, preencha obrigatoriamente os seguintes campos:
- Nome do usuário: nome do usuário que será apresentado na árvore de ativos. Geralmente é o nome completo do usuário;
- Login do usuário: nome que será utilizado pelo usuário para fazer login no sistema. Não utilize espaços e caracteres especiais neste campo;
- Senha: informe uma senha com no mínimo 4 caracteres;
- Confirmar Senha: informe a mesma senha do passo anterior;
- os demais campos de preenchimento são opcionais;
- escolha a opção "Manter diálogo aberto para múltiplas inserções" para inserir múltiplos usuários na árvore de ativos sem necessitar fechar e reabrir o diálogo;
- clique no botão Adicionar para incluir o novo usuário;
- uma mensagem de confirmação é exibida e o usuário é adicionado à árvore de ativos.
Adicionando Grupo de Usuários
Para adicionar um novo grupo de usuários:
- clique com o botão direito sobre o item Usuários na árvore de ativos;
- no menu de contexto, escolha a opção "Inserir Grupo de Usuários";
- no diálogo que se abre, preencha o nome do Grupo de Usuários;
- escolha a opção "Manter diálogo aberto para múltiplas inserções" para inserir múltiplos grupos de usuários na árvore de ativos sem necessitar fechar e reabrir o diálogo;
- clique no botão Adicionar para incluir o novo grupo de usuários;
- uma mensagem de confirmação é exibida e o grupo de usuários é adicionado à árvore de ativos.
Adicionando Usuários a um Grupo
Para adicionar usuários previamente cadastrados em grupos de usuários, siga os seguintes passos:
- habilite o modo edição do Positivo Network Manager;
- clique sobre o grupo que você deseja adicionar membros;
- na janela que se abrirá à direita, selecione a aba "Usuários";
- a lista de usuários cadastrados será apresentada. Selecione os usuários que deseja adicionar ao grupo;
- após selecionar todos os usuários, clique no botão salvar no fim da página;
- saia do modo edição.
Todos os usuários de um grupo estarão submetidos às permissões definidas individualmente para o usuário somadas às permissões definidas para o grupo.
De modo análogo, caso o mesmo usuário pertença a dois grupos, o Positivo Network Manager
fará uma união das permissões concedidas para cada grupo para determinar as permissões do usuário. Maiores informações sobre permissões podem ser consultadas na seção
Editando Permissões.
Adicionando um Grupo de Usuários conectado ao Active Directory do Windows
É possível configurar o Positivo Network Manager para utilizar os grupos de usuários já definidos no Active Directory do Windows. Neste caso o usuário pode utilizar seu login e senha do domínio Windows para entrar no sistema.
Para adicionar um novo grupo de usuários:
- crie um grupo no Active Directory. Por exemplo, o domínio chama-se EMPRESA e é criado um grupo no AD chamado HELPDESK;
- crie um grupo no Positivo Network Manager com a seguinte sintaxe: DOMINIO@GRUPO_AD. No exemplo anterior, o nome do grupo no Positivo Network Manager seria EMPRESA@HELPDESK;
- configure as permissões deste grupo no Positivo Network Manager;
- para efetuar o login no sistema, utilize a sintaxe EMPRESA@usuário. Se o usuário estiver contido no grupo do AD especificado no Positivo Network Manager, as permissões do usuário serão aplicadas automaticamente.
Editando Permissões
Todas as funcionalidades do Positivo Network Manager têm seu acesso protegido por permissões específicas. Isto permite que novos usuários sejam adicionados ao sistema, mas com acesso limitado às funcionalidades.
Para configurar as permissões de um usuário:
- Selecione a opção Editar na parte superior da árvore de ativos;
- Escolha para qual usuário ou grupo de usuários serão configuradas as permissões;
- Na janela que se abre à direita, escolha a aba permissões;
- Escolha as permissões desejadas para o usuário ou grupo de usuários;
- Clique no botão Salvar;
As permissões existentes no Positivo Network Manager são:
Interface Gráfica
- Acessar de modo restrito o console de gerenciamento, com permissão para visualizar a interface local dos computadores: Impede que o usuário tenha acesso a interface completa do sistema. Ao ser selecionado, apenas a interface simplificada é mostrada, de forma semelhante à interface disponibilizada por uma máquina que não é servidor;
- Acessar de modo completo o console de gerenciamento, com permissão para acessar a interface do servidor: Permite o uso completo da interface do sistema, ao ser acessado o servidor. Para o usuário acessar ferramentas, como acesso ao inventário, esta permissão deve estar habilitada;
Grupos de Ferramentas
- Gerenciamento de Ativos: Permite que o usuário visualize os ativos e seus inventários, além de criar, editar ou remover ativos manualmente da árvore de ativos;
- Cadastro de Software: Permite o acesso à ferramenta para cadastramento de softwares registrados, executáveis e adquiridos;
- Relatórios: Define se o usuário poderá visualizar, criar, editar ou remover relatórios através da wizard do sistema;
- Relatórios SQL: Define se o usuário poderá visualizar, criar, editar ou remover relatórios através de SQL no sistema;
- Coleções: Permite ao usuário visualizar, criar, editar ou remover coleções no sistema;
Cadastramentos
- Gerenciamento de Propriedades: Permite ao usuário visualizar as propriedades configuradas, além de criar novas propriedades e editar e remover propriedades existentes;
- Gerenciamento de Categorias: Permite ao usuário visualizar as categorias existentes no sistema, além de criar novas categorias e editar e remover categorias existentes;
Ferramentas
- Distribuição de Software: Permite ao usuário utilizar a ferramenta de distribuição de software para visualizar os status das distribuições correntes, criar novas distribuições ou editar ou remover distribuições existentes;
- Bloqueios de dispositivos: Permite ao usuário visualizar configurações de bloqueios, criar novos bloqueios, ou editar e remover bloqueios existentes;
- Monitoramento e Bloqueio de Processos: Permite ao usuário visualizar as configurações e relatórios da ferramenta de monitoramento e bloqueio de processos, além de permitir a criação de novas configurações, e edição ou remoção de monitoramentos já existentes;
- Monitoramento e Bloqueio de Janelas: Permite ao usuário visualizar as configurações e relatórios da ferramenta de monitoramento e bloqueio de janelas, além de permitir a criação de novas configurações, e edição ou remoção de monitoramentos já existentes;
- Monitoramentos de Desempenho: Permite ao usuário visualizar configurações e relatórios de desempenho, criar novos monitoramentos, ou editar e remover monitoramentos existentes;
- Monitoramentos de Serviços de Impressão: Permite ao usuário visualizar configurações e relatórios de servições de impressão, além de permitir a criação de novos monitoramentos, e edição ou remoção de monitoramentos já existentes;
- Ligamentos e Desligamentos de Computadores: Permite ao usuário visualizar configurações e relatórios de controle de computadores, além de permitir a criação de novas configurações e edição ou remoção de configurações já existentes;
- Execução Remota de Programas: Permite ao usuário executar programas remotamente e configurar a ferramenta de execução programada de programas;
- Inventariamento de Arquivos e Extensões: Permite ao usuário visualizar configurações e relatórios da ferramenta de busca de arquivos e extensões, além de permitir a criação de novas buscas, e de permitir a edição e remoção de buscas já existentes;
- Controle de Mídia Removível: Permite ao usuários visualizar configurações e relatórios da ferramenta controle de mídia removível, além de permitir a criação de novas configurações e edição ou remoção de configurações já existentes;
- Usuários e Grupos de Usuários: Permite ao usuário visualizar usuários e grupos de usuários do Positivo Network Manager, além de permitir a criação de novos usuários e grupos, e de permitir a edição de propriedades e permissões e remoção de usuários e grupos existentes;
- RFID (Identifição por Rádio-Freqüência): Permite a visualização dos itens de RFID configurados no sistema, e permite que novas tags e totens sejam criados, ou itens de RFID existentes sejam editados ou removidos;
- Instalação de Imagens de SO: Permite ao usuário visualizar configurações e relatórios da ferramenta instalação de imagens de SO, além de permitir a criação de novas configurações e edição ou remoção de configurações já existentes;
- Gerenciador de TPM: Permite ao usuário visualizar configurações da ferramenta gerenciador de TPM, além de permitir a criação de novas configurações e edição ou remoção de configurações já existentes;
- Setup da BIOS: Permite ao usuário visualizar configurações da ferramenta setup da BIOS, além de permitir a criação de novas configurações e edição ou remoção de configurações já existentes;
Gerenciamento de Ativos
- Comandar inventários de computadores: Permite ao usuário solicitar aos computadores da rede que façam inventários de hardware e software. Esta permissão também se aplica a ações de inventário sobre sites e coleções;
- Ligar, desligar, hibernar e reiniciar computadores: Permite ao usuário solicitar o controle de energia dos computadores da rede. Esta permissão também se aplica a ações sobre sites e coleções;
- Executar programas nos computadores: Permite o acesso à ferramenta de execução remota de programas;
- Comandar busca de ativos na rede: Permite ao usuário comandar a ferramenta de busca de ativos para automaticamente achar ativos na rede e atualizar a árvore de ativos;
- Visualizar eventos dos ativos: Permite que o usuário visualize os eventos associados aos ativos;
Configurações
- Instalar o Positivo Network Manager nos clientes: Permite ao usuário configurar opções de instalação do Positivo Network Manager nos clientes e comandar a ferramenta de instalação automática;
- Remover o Positivo Network Manager dos clientes: Permite a remoção do Positivo Network Manager tanto localmente por meio do painel de controle do Windows quanto remotamente pelo console do servidor;
- Acessar diálogo de configuração: Permite o acesso ao diálogo de configuração das máquinas acessível pelo menu Iniciar do Windows;
- Gerenciar licenças nos servidores: Permite a distribuição de licenças do servidor principal para os servidores secundários;
- Editar Configurações e Reconfigurações: Permite o acesso à ferramenta de configuração de opções do servidor como periodicidade de inventários, inventário por extensões de arquivos e outras; e permite o acesso à ferramenta de reconfigurações, que permite que configurações sejam sobreescritas para determinado conjunto de computadores;
Outras Ferramentas
- Acessar arquivos remotamente: Permite o acesso à ferramenta de acesso remoto aos arquivos de uma máquina cliente via FTP;
- Visualizar tela (screenshot): Permite o acesso à ferramenta que tira uma foto da tela (screeshot) de uma máquina cliente possibilitando a visualização estática da área de trabalho remota;
- Configurar sensores de hardware: Permite o acesso à ferramenta de monitoramento de sensores de hardware como, por exemplo, temperatura do processador (suportado apenas em algumas máquinas e nas máquinas homologadas do Positivo Informática);
- Acessar Remote Desktop: Permite o acesso à ferramenta de Desktop Remoto através do protocolo de RDP da Microsoft (Apenas Windows XP ou superiores). No caso de máquinas vendidas pela Positivo Informática e quando solicitado pelo cliente, o acesso via o software Real VNC pode ser ativado;
- Executar cópia de segurança do estado do sistema: Permite o acesso à ferramenta de backup dos dados do sistema operacional;
- Importar dados: Permite ao usuário utilizar a ferramenta para importar dados de arquivos excel e de conexões ODBC e inserí-los na base de dados do Positivo Network Manager;
- Gerenciar TPM na Interface do Agente: Permite o acesso à ferramenta de configuração do gerenciador de TPM;
- Acesso ferramentas gerenciamento OOB (VPRO).
Alterando Senha de um Usuário
Para alterar a senha de usuário, siga os passos:
- clique com o botão direito sobre o nome do usuário na árvore de ativos;
- escolha no menu de contexto a opção Alterar Senha;
- digite a senha anterior do usuário. Se o usuário logado possuir permissão para gerenciar outros usuários, este campo não precisa ser preenchido;
- digite a nova senha e confirme;
- clique no botão Alterar;
Caso o usuário logado queira alterar sua senha, siga os passos:
- selecione a opção (trocar senha), existente na porção superior da interface gráfica do Positivo Network Manager, próximo ao logotipo do produto;
- no diálogo que se abre, digite a senha anterior;
- digite a nova senha e confirme;
- clique no botão Alterar;
Removendo Usuários
Para remover um usuário:
- clique com o botão direito sobre o nome do usuário na árvore de ativos;
- no menu de contexto, escolha a opção Remover Usuário;
- uma mensagem de confirmação é apresentada;
- confirme a exclusão;
- o usuário será removido da árvore de ativos.
O Positivo Network Manager permite que um administrador seja capaz de editar uma
ferramenta que foi criada por um usuário que venha a ser removido. Nesse caso,
o usuário administrador responsável pela edição se torna o novo dono da
ferramenta.